🇵🇹 Clube Portugal - Finanças

Isso aconteceu muito provavelmente por falta de volume dessa accao.
Nao vejo.qie problema possa surgir no momento da venda por ser fracionada. Talvez tenha de ser vendida com ordem de mercado em vez de poder fixar preco de venda.

1 Like

Ok, obrigado )
Preferia no entanto o serviço não fizesse este tipo de escolha por defeito e apenas fizesse o fill com shares inteiras

Sao todos assim, ja me aconteceu na xtb a mesma coisa. Quando menos volume/liquides existe num determinado instrumento maior a probabilidade. O que podes fazer é colocar uma ordem de mercado com a quantidade que falta para fazer uma accao completa. Pessoalmente tb nao gosto de accoes fracionadas. Apenas tenho no VWRL porque todos os meses invisto o mesmo valor e coloco uma ordem desse valor em vez de ser por quantidade.

1 Like

I apologise for jumping into the discussion in English, but I have some exciting news to share :tada: We started a new YouTube channel in Portuguese :portugal: You can check it out here.

Let us know what content you want to see there, and share any feedback you might have via DM to me or under the videos. As always, we’ll be happy to hear your thoughts!

P.S. Don’t forget to Subscribe and hit the bell button :bell:

3 Likes

@Bogi.H this is great news. Many thanks for the initiative! Maybe to start a video with detail explanation on how the “pie” option works in the app. Just an idea…
Have a great weekend

We’ll definitely make a video about Pies :pie: Have a nice weekend too.

1 Like

Boa tarde a todos,

Eu tenho aqui uma questão relativa aos juros sobre o capital da trading212.
Se recebemos juros sobre o capital todos os dias vamos ter que declarar esses juros diários no IRS do próximo ano. Isso não ficará muito confuso? Ou apenas colocamos o valor total dos juros recebidos no ano anterior (em vez de colocar dia-a-dia)?

O valor dos juros é declaro pelo valor total recebido no periodo a que declaração de rendimentos diz respeito.
É indiferente á AT qua to recebeu por dia ou por mes. So interessa o valor bruto e o valor retido entre 1/janeiro e 31/dezembro de cada ano.
No caso das mais valias tera de seguir o metodo fifo -first in first out. Logo por cada venda de acoes a mais valia é calculada tendo por base as acoes mais antigas do instrumento vendido. Cuidado que na app da t212 o calculo segue o metodo do custo medio.
Espero que tenha ajudado

1 Like

Obrigado. Ajudou mas ao mesmo tempo surgio mais uma questão . Se a trading 212 segue o metodo do custo medio como posso obter o método fifo? Enviando um email à trading 212 pedindo uma declaração?

Na minha opiniao ha duas formas de resolver a questao:

  • manter um registro/diario das compras e vendas incluindo a informacao relevante; ou
  • no final do ano extrai um relatorio da app e “manipula” os campos do excel para efectuar os calculos usando FIFO.

Pessoalmente uso a primeira opcao ate porque me permite ir ao longo do ano perceber os ganhos e percas de vendas parciais ou totais de cada instrumento.

Espero que tenha ajudado

2 Likes

Eu utilizo a primeira opção mas só começo a declarar no próximo ano porque comecei este ano, daí a não saber muito bem como funciona isso do fifo no irs. Mas penso que perdendo um bocadinho de tempo a ler sobre o tema chego lá (ainda tenho tempo até a próxima declaração). Obrigado pela ajuda!

Aqui fica o exemplo do cabeçalho da tabela que fiz e que serve os objectivos que tenho. Espero que possa servir de inspiracao. Algumas das celulas tem formulas

Capture

1 Like

Gostei do pormenor do campo “Long?”. Mesmo quando eu Short eu vou Long, isto é, vou Long num Short, por exemplo, através da compra de 1 ETF Short.
(Mas para AT é irrelevante.:wink: )

O campo País também ajuda na declaração AT, mas se só compras de 1 país apenas, também é fácil. :wink:

1 Like

Bem-vindo à nossa comunidade!

Congrats, a YT channel “Trading 212 Portugal” with Portuguese language from Portugal.
Good communication and no oral or written errors.

Definitely not a typical influencer video.

1 Like

:joy: okok, mas este long é outra coisa. Eu nao faço shorts. Este long é para identificar as compras e vendas de “swing”. Sim é verdade que o fisco nao quer saber mas uso a tabela nao so para fins fiscais.

1 Like

Boa tarde,

Eu abri uma posição na pepsi e no extrato da conta, vem numa página “Conta Invest - resumo das posições em aberto” só uma posição como eu abri. Mas depois na página “Conta Invest - transações executadas no dia” aparece dividido em três vezes com valores diferentes (TOTV, OTC e OTC).

Quando fechar a posição, para efeitos de IRS, o que importa é descriminar a segunda opção (as 3) ou a primeira opção que é o valor total da ação?

Talvez consultando o anexo G da declaracao de irs possa ter uma ideia de.que informacao é necessaria.
Basicamente o fisco quer saber o valor de compra em euros e o valor de venda em euros para um mesmo conjunto de acoes

Talvez este artigo o possa ajudar

Atençao que devera utilizar o anexo J no exemplo dado na sua mensagem mas o principio é o mesmo

2 Likes

Certo. Isso responde a minha questão. Obrigado! :pray:

1 Like

Boas malta, quando eu retirar dinheiro da aplicação para a minha conta multibanco fica associada ao meu número de contribuinte automaticamente? Continuação de bons investimento