đŸ‡”đŸ‡č Clube Portugal - Finanças

Foram retidos 15%, mas aparecia 0% de imposto retido, com o valor bruto na realidade era já o valor liquido. Comentei isso várias vezes no tópico “Long wait on Dividends”, tenho lá vários posts meus, por exemplo (há outros posts meus, mais antigos):

Como podes ver em alguns dos meus posts, os dividendos eram pagos com bastante atraso, de forma repartida, com informação confusa. O que torna a declaração fiscal ainda mais trabalhosa.

É a Brookfield Renewable Corp (BEPC) (ISIN CA11284V1058). (As entidades negociadas com acçÔes e registadas no Canada, tem o “C” no final, BEPC e a BIPC).

Pois as entidades das Bermudas (Income Trusts com legal form de LP) tĂȘm ISIN (BM) :

  • Brookfield Renewable Partners LP (BEP) = ISIN BMG162581083
  • Brookfield Infrastructure Partners LP (BIP) = ISIN BMG162521014

EstĂĄ explicado no link que postei antes, de momento estĂŁo fora do aumento dos impostos dos US:

image

**If the QNs are not renewed, we will notify existing shareholders about the BIP/BEP liquidation requirement.

https://helpcentre.trading212.com/hc/en-us/articles/8252397565213-Publicly-Traded-Partnerships-PTP-Update-December-2022

2 Likes

Porque demora mais tempo a compilar os valores todos, certo ?
TambĂ©m tenho alguns dividendos deste tipo e nunca percebi direito a razĂŁo dessa existĂȘncia. Especialmente PBR, alguns chegam como Bonus e taxados a 0% e Ordinary taxado a 15%, claro que depois fica tudo agrupado por paĂ­s, independentemente da tax withhold aplicada

1 Like

Yep.

(20 caracteres)

1 Like

Pessoal, não sei se algum de vós tem conta na Degiro. Se é o caso atenção å alteração de preçårio.
Passa a ser tudo pago, incluindo os ETF na lista de etf gratis. Passa a ser cobrada uma taxa de manuseamento de 1€.
Bons investimentos!

1 Like

Eles estao cada vez mais caros e com menos “facilidades”. :wink:

CoincidĂȘncia ou nĂŁo, desde que foram comprados pelo banco AlemĂŁo.

Malta, alguém me consegue dizer quando é que a trading 212 då os dividendos da altri (neste caso relativamente às açÔes da greenvolt)?

Boas Luis, sĂł a T212 Ă© que pode responder a isso.

Pergunta à T212 no tópico abaixo, como irão proceder, mencionando que o dividendo serå pago em açÔes e não em dinheiro. :wink:

Hå uns dias, eu recebi um dividendo da Philips em açÔes em vez de dinheiro.

1 Like

Tb podes colocar a questao através da função de chat da app. Normalmente sao bastante prestaveis e quando nao conseguem responser imediatamente, enviam a resposta mais tarde.

2 Likes

Sorry for jumping in and writing in English.

We paid the Altri (ALTR) dividends to eligible shareholders on the 26th of May. We’re still expecting the dividends from Greenvolt-Energias Renovaveis (GVOLT), and once we receive them, we’ll distribute them right away.

4 Likes

I just received a notification of interest earned on uninvested funds. I never activated this option, but my main question is: will these “gains” need to be declared and object of taxation with the local IRS authorities ?

@noe.rocha , like any other type of income obtained in foreign lands (e.g. dividends, capital gains), the interest income (obtained from deposits, bonds, loans, accounts) are mandatory to be declared to Portuguese Tax Authorities.

<“Sarcasm”> As we all need to support our beloved government. </“Sarcasm”>

Note: Another great feature from T212 will also earn us money, starting on 05.07.2023, earning daily interest on your shares (through share lending).

References:

https://www.trading212.com/terms/invest

1 Like

Bom dia aos tugas do grupo :slight_smile:
Alguns de voçes ja analisou estas questao da conta multimoeda?
Nao sei se me esta falhar alguma coisa mas, para alguem que tem a conta principal em euros, nao hĂĄ qualquer vantagem nesta opcao a nao ser a fixacao da taxa de cambio no momento em que se transfere os montantes da conta euros para USD?! E mesmo esta fixacao podera nao ser vantagem se a evolucao do cambio for favoravel ao euro.
O que acham da minha analise? Estou a deixar algo de fora?

Tem a vantagem de nĂŁo andares constantemente a pagar 0.15% por cada transação em moeda estrangeira se andares a fazer trading (day/swing trading). Para Buy N’ Hold, nĂŁo tĂȘm muito interesse.

Acho mais interessante como uma conta em moeda estrangeira que paga juros (USD; GBP). Atenção que nĂŁo Ă© um depĂłsito bancĂĄrio “normal”. Pois o depositante oficial Ă© a T212, um cliente institucional.

1 Like

Era esse o entendimento que tinha. O pagamento dos 0.15% Ă© indiferente ser feito por operacao pois Ă© automatico.
Nao faço swing, sigo uma estrategia de acumulacao por DGI/income. Por vezes vendo mas por sobrevalorização ou por fraca performance.

Boas pessoal, algumas questÔes:

a)
Existe algum trabalho extra para reportar ĂĄ AT quando um instrument sofre um reverse-split ?
Ex: compra de 50 unidades de XPTO, XPTO depois sofre um reverse-split 50/1 e agora apenas tenho 1 unidade XPTO.
Quando vender tudo ( 1 unidade ), como Ă© que a AT sabe isto Ă© realmente uma venda e nĂŁo vai existir mais vendas de XPTO ?

b)
Qual Ă© o verdadeiro processo de declarar uma venda total de um asset que foi comprado vĂĄrias vezes durante um intervalod e tempo ?
Ex:
Compra de x unidades de XPTO em data d1
Compra de y unidades de XPTO em data d2
Compra de z unidades de XPTO em data d3

Agora quero vender tudo ( x+y+z ) noutra data d4 e li que isto devia gerar 3 linhas no anexo J, etc. Isto Ă© o correcto, correcto nĂŁo aplicĂĄvel, 
 ?
Isto porque acredito que o documento que a T212 agora fornece, nĂŁo vai produzir estas 3 linhas, mas sim agrupar tudo numa apenas.
Sendo assim, nĂŁo vejo como declarar como a T212 indica possa criar problemas ĂĄ equipa da AT :D, mas acredito que possam torcer o nariz.

c) Aproveitando a boleia da questão posta por outro utilizador anteriormente, para mim, que não faço mais do que meia duzia de compras ou vendas, vale a pena usar a
multi-currency feature ? Mesmo com a multi-currency activa, o report para a moeda principal continua igual, certo ?

Boas Noe, salvo melhor opiniao:
a) nao existe um evento de vend ou compra de activo logo quando declarar 1 venda efectiva o que faria Ă© declarar a compra de 1 unidade ao inves da compra de 10 mas declarando o custo total de compra. O fisco nao tem como saber a compra inicial e seguindo este procedimento nao se prejudica ninguem uma vez que o custo de aquisicao declarado Ă© o incorrido efectivamente.

B) assumindo que a declatacao de imposto Ă© para ser entregue em portugal. O metodo de valorizacao/calculo de mais e menos valias para o fisco tuga Ă© o FIFO - first in first out. Isto significa que a quando da venda de x unidades o valor de compra utilizado para o calculo sera as primeiras x unidades compradas.
Para tal sera preciso preencher uma linha por cada data de compra correspondente a X unidades de vendas.

C) julgo que se refere a questaonque eu coloquei. Pessoalmente nao me vejo a utilizar esta opcao a menos que haja um desvalorizacao significativa do usd face ao euro

Espero que as minhas respostas tenham sido uteis.
Bons investimentos
 :wink:

1 Like

Obrigado @Caricp, obrigado pela resposta.

a)
agora que vejo o modelo do quadro onde se declara estes instrumentos, Ă© verdade que nĂŁo existe o quadro com quantidade. Pode-se entĂŁo declarar os totais, que isso fica transparente para o fisco ?
image

b)
isto é um verdadeiro exercício de exorcismo, terei então de re-calcular manualmente o valor de cada realização para cada compra, mesmo se vender tudo de uma vez ??! Podiam ser mais amigos na forma de declarar isto, afinal de contas, só tinham a ganhar ao oferecer aos contribuintes uma forma mais cómoda.
PS: Um aparte, isto Ă© igual para ETFs tambĂ©m ? NĂŁo tenho ETFs na T212, mas se o processo for idĂȘntico, imagino o pessoal que faz compras mensais de IWDA e depois teria de declarar dezenas de linhas apĂłs um venda.

Boa tarde
Salvo melhor opiniao:
A) a declaracao de irs deve ser preenchida nao com base em quantidades mas em datas de venda/compra. Neste caso pode agregar por mes. Mas sim mesmo que venda por exemplo 100 accoes de uma accao no mesmo mes se as compras foram ocurrendo em diferentes periodos a venda das 100 unidades tem de ser apresentada em.diferentes linhas conforme as compras seguindo o principio de valorimetria FIFO como havia indicado.

B) ha uma razao para o fisco aplicar o FIFO, em teoria, ao aplicar o FIFO as mais valias apuradas serao maiores do.que se for um custo medio ponderado. O Fifo beneficia principalmente que faz trading em vez de por exemplo DGI.
Infelizmente Ă© assim!
A maior parte dos paises europeus tem a mesma base de valorimetria de mais valias. No UK a base é o custo médio. Ha varios pedidos neste foram de utilizadores europeus a pedir o relatorio fiscal com a opcao FIFO. Nao sei se serå disponibilizado pela T212. Mas o relatorio existente qie pode ser extraido em.excel pode ser manipulado para se efectuar os calculos FIFO. mas precisa de manter uma base de dados das compras numa.base sistematica.
Pessoalmente criei desde um unicio um diario de movimentos em.excel com compras e vendas. É essa a minha base para preencher declaracao fiscal. Apenas reconcilio as vendas do ano na declaracao gerada pela T212 para ter a certeza que nao há erros.no meu excel. Mas.como disse nao tenho muitas vendas, apenas as que faco para ajustar a carteira.

Um ultimo ponto? Tb tenho uma conta na XTB Portugal. Prefiro a T212 porque a App Ă© muito melhor bem como os instrumentos disponiveis. A conta xtb Ă© para accoes nacionais e Etf. A XTB, como tem.um escritorio em.Portugal envia a declacao fiscal ja com os quadros do anexo preenchidos. É so copiar quando se esta a preecher a declaracao.
Espero que tenha ajudado

2 Likes

Eu faço Excel para todas as transaçÔes, incluindo:

  • Juros de DepĂłsitos BancĂĄrios
  • Juros de Certificados de Aforro/Tesouro
  • Juros de Contas de Brokers
  • Juros de EmprĂ©stimo de AcçÔes
  • CupĂ”es de ObrigaçÔes
  • Dividendos de AcçÔes
  • Dividendos de ETFs
  • Dividendos de Fundos de investimento
  • para alĂ©m de anotar as valias e outras fontes de rendimento, por exemplo, cashbacks de cartĂ”es, ganhos/perdas de apostas, etc.

Principalmente para declaração fiscal, mas também ter relatórios mensais e anuais dos meus rendimentos.

EDIT:
Para alĂ©m dos tradicionais campos de data das transaçÔes (de compra/venda/pagamento), dos valores das transaçÔes (de compra/venda/pagamento), das unidades dos instrumentos financeiros, impostos, comissĂ”es, taxa de cĂąmbio, tambĂ©m incluo nos meus Excels, os intermediĂĄrios financeiros (e fico a saber qual o paĂ­s deles), paĂ­s dos instrumentos financeiros, tipo de instrumentos financeiros, e outras informaçÔes. Assim posso fazer relatĂłrios financeiros/estatĂ­sticos para mim (se tenho o trabalho, tambĂ©m tenho de ter algum “prazer” :smiley: ).

É igual para todos os instrumentos financeiros. :slight_smile:

2 Likes

Pessoal, fiz recentemente uma compra, mas a T212 em vez de fazer o fill completo, adicionou uma share fracionada. Agora tenho XXX.74386 shares de algo. isto trĂĄs alguma desvantagem ou problema na hora de venda ?