🇵🇹 Clube Portugal - Finanças

Para ter a taxa reduzida de 15% em outros países por exemplo Canada, Alemanha, Espanha. Caso queira investir em ações de outros países para além dos EUA. A Trading212 ajuda a preencher a documentação necessária assim como acontece com o W8ben para os EUA?

Se tivermos que ser a nós a fazer isso por cada país é um bocado trabalhoso a nível burocrático. Até neste detalhe os EUA tem vantagem para facilitar o investimento com automatização ou auxilio de preenchimento da documentação necessária para ativar a taxa reduzida

As corretoras só facilitam com a retenção de impostos para os US através do preenchimento do W8BEN.

Alemanha e Espanha não é 15%, é repectivamente, 26,375% e 19%. Espanha tem várias taxas consoante o nível de rendimento, mas o mínimo é 19%.

O que se retiver na fonte, os residentes em Portugal, só pagam a diferença até 28% (Portugal Continental). Na práctica, a AT devolve o que foi retido fora de Portugal e cobra os 28% (Portugal Continental), na liquidação anual de IRS, a AT faz os acertos.

Segundo a informação que encontrei o limite de crédito para evitar a dupla tributação é 15%. Se for retido 19% vou pagar mais do que os 28% e pedir para recuperar a diferença no respetivo país. Também indicava que existe uma convenção para reter apenas 15% e mencionava o documento que é preciso preencher.

Na Alemanha a diferença é maior, mas parece que também existe uma convenção para limitar a 15%.

De uma forma geral parece ser um processo com alguma burocracia para evitar pagar impostos a mais