🇵🇹 Clube Portugal - Finanças

Na declaração do ano passado coloquei ambos no: Anexo J, Quadro 8A, Código do rendimento E21.

Não conheço o formato da declaração deste ano, pois pode existir modificações do formato da declaração deste ano.

1 Like

Obrigado, também achei que fosse o caso.

Boa noite a todos,

Só uma questão para confirmar:
O “País da Fonte” refere-se ao país da bolsa da ação em que estamos a investir (em muitos casos USA) e o “País da Contraparte” refere-se ao país da corretora (Trading 212=UK), correto?

Bom Domingo a todos, estando em Portugal e a conta em Euros, será que devo investir apenas em Etfs com a mesma moeda ? Serei penalizado por investir na VUSA ? Obrigado

Se usas EUR, o ideal é comprares ETFs em EUR, para evitar as comissões cambiais. Não tens vantagens em comprares ETFs em moedas estrangeiras.

1 Like

Obrigado RLX,foi o que pensei,mas como já possuo VUSA o que deverei fazer? Vender? Irei perder dividendos? Obrigado

Só tu é que sabes como te sentes melhor. :wink:
Algum dia, terás que o vender e declarar as vendas na declaração de IRS referente ao(s) ano(s) da(s) venda(s).

Os ETFs e as acções que pagam dividendos, têm uma data (“ex dividend”), em que se os investidores venderem após essa data, ainda vão receber dividendos. Ou seja, os investidores que tiverem investidos nessa data têm direito a receber dividendos.

Uma curiosidade, porque investir em ETF distribuitivos? Se for para reinvestir, é ineficiente, porque o Fisco PT leva 28% em impostos. E só se reinveste 72% dos dividendos. Os dividendos têm algum sentido se o investidor estiver a viver dos rendimentos.

Bom dia a todos,

O que se entende por “País da Contraparte” no Quadro 9.2 do Anexo J da Declaração? É o país onde o meu corretor está situado?

É o que tenho colocado desde há vários anos. Nunca tive problemas com isso até hoje.

Tenho deixado em branco. Nunca tive problemas

Continuing the discussion from :portugal: Clube Portugal - Finanças:

Este ano veio na pre preenchida uma ordem de venda de 500 açoes da BCP num mesmo dia. O problema é que comprei em varias épocas diferentes em lotes de 100. Como preencho? No demonstrativo do BCP as venda vieram divididas em lotes de 100. Sera que posso alterar a pre preenchida?