🇵🇹 Clube Portugal - Finanças

Na declaração do ano passado coloquei ambos no: Anexo J, Quadro 8A, Código do rendimento E21.

Não conheço o formato da declaração deste ano, pois pode existir modificações do formato da declaração deste ano.

Obrigado, também achei que fosse o caso.

Boa noite a todos,

Só uma questão para confirmar:
O “País da Fonte” refere-se ao país da bolsa da ação em que estamos a investir (em muitos casos USA) e o “País da Contraparte” refere-se ao país da corretora (Trading 212=UK), correto?

Bom Domingo a todos, estando em Portugal e a conta em Euros, será que devo investir apenas em Etfs com a mesma moeda ? Serei penalizado por investir na VUSA ? Obrigado

Se usas EUR, o ideal é comprares ETFs em EUR, para evitar as comissões cambiais. Não tens vantagens em comprares ETFs em moedas estrangeiras.

Obrigado RLX,foi o que pensei,mas como já possuo VUSA o que deverei fazer? Vender? Irei perder dividendos? Obrigado

Só tu é que sabes como te sentes melhor. :wink:
Algum dia, terás que o vender e declarar as vendas na declaração de IRS referente ao(s) ano(s) da(s) venda(s).

Os ETFs e as acções que pagam dividendos, têm uma data (“ex dividend”), em que se os investidores venderem após essa data, ainda vão receber dividendos. Ou seja, os investidores que tiverem investidos nessa data têm direito a receber dividendos.

Uma curiosidade, porque investir em ETF distribuitivos? Se for para reinvestir, é ineficiente, porque o Fisco PT leva 28% em impostos. E só se reinveste 72% dos dividendos. Os dividendos têm algum sentido se o investidor estiver a viver dos rendimentos.

Bom dia a todos,

O que se entende por “País da Contraparte” no Quadro 9.2 do Anexo J da Declaração? É o país onde o meu corretor está situado?

É o que tenho colocado desde há vários anos. Nunca tive problemas com isso até hoje.

Tenho deixado em branco. Nunca tive problemas

Continuing the discussion from :portugal: Clube Portugal - Finanças:

Este ano veio na pre preenchida uma ordem de venda de 500 açoes da BCP num mesmo dia. O problema é que comprei em varias épocas diferentes em lotes de 100. Como preencho? No demonstrativo do BCP as venda vieram divididas em lotes de 100. Sera que posso alterar a pre preenchida?

Boas, tenho uma dúvida sobre imposto. Em Portugal pagamos 28% sobre as mais valias. No entanto creio que em 2024 saiu nova lei, que se as mais valias tiverem mais de 8 anos desde o dia da compra a taxa diminuiu. Alguém consegue esclarecer? Obrigado

Boas Lous, benvindo à comunidade.

Sim, há reduções na taxa de imposto do IRS a pagar sobre as mais-valias dos investimentos, consoante os tempos de detenção dos activos. São 3 períodos de tempo diferentes, quanto mais longa a detenção, maior é o desconto no IRS, reduzindo a sua taxa.

Podes consultar na net, informação mais detalhada. :wink:

Uma das dúvidas que tenho é como é que é demonstrado na declaração do IRS que os ativos que vendi foram retidos durante x anos. Será que é a AT que vai ter que determinar o tempo de retenção do ativo ao falar com o broker financeiro onde tivemos o investimento para determinar a taxa de imposto correta?

Na declaração de IRS o contribuinte tem de preencher as datas de compra e de data de venda dos activos.

De todas as compras e vendas?

Boas,

Acho que deveria ser para todas a vendas, para ser 100%. Mas se tens muitas alínea podes tentar agrupar de alguma forma que faca sentido. ter um excel ao lado para organização e ate um dia ajudar a esclarecer alguma divergência com as finanças é um must.

Os dividendos pagos por ETF na Irlanda, se forem dos Estados Unidos, quando forem recebidos pelo ETF estão sujeitos a uma retenção na fonte de 15% (Nível 1). Quando são enviados para a Trading212 para distribuir pelos investidores não têm retenção na fonte (Nível 2).

Em Portugal vou ter que declarar que recebi esses dividendos sem retenção na fonte, sendo aplicada uma taxa de 28%. Se assim estamos a pagar uma taxa superior a 28%.

Se o ETF da Irlanda enviar 1000€ de dividendos de ações dos Estados Unidos, significa que reteve 150€ de impostos (15%). Em Portugal vou ter que declarar recebi 1000€ brutos de dividendos tendo que pagar 280€ (28%). A não que consiga obter algum comprovativo da retenção feita no nível 1 seriam pagos 430€ de impostos sobre o rendimento bruto de 1150€ (37.39%).

Se a descrição que fiz do processo está correta, existe alguma forma de obter um comprovativo da retenção na fonte de nível para evitar uma taxa de imposto acima do normal?

Correcto. Por isso, existem ETFs de acções US que em vez de serem de replicação física, usam a replicação sintética via swaps, porque assim, não há retenção de origem nos US.

Inclusive há 1 ETF global que usa a replicação híbrida, em acções US é replicação sintética e o resto do mundo é replicação física, para evitar a retenção de impostos dos US.

Só experimentando contactar a gestora dos ETFs directamente para averiguar.

PS: Os fundos/ETFs domiciliados na Irlanda são os mais vantajosos fiscalmente para activos dos US, mas retêm sempre alguma coisa.

Para os adeptos de futebol Português, a T212 tem as acções dos 3 grandes:

@Bogi.H
The 3 stocks in the above image with yellow arrows are Portuguese Football Clubs stocks, but they are in the Category: Communication Services.

For example the Borussia Dortmund stock is in Category: Communication Services, Sub-category: Entertainment.